• Facebook Social Icon

© 2019 by Rosimar José de Lima Dias - Todos os direitos reservados.

APRESENTAÇÃO

O Seminário Internacional de Psicologia & Senso Religioso é um evento bianual, organizado pelos membros do GT Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Neste ano de 2019, em sua décima segunda edição, o Seminário será realizado pela Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT), para debater o tema do sofrimento psíquico e sentido da vida no mundo contemporâneo.

Esta temática foi sugerida durante o encontro do GT no XVII Simpósio da ANPEPP, considerando-se a realidade atual no Brasil e no mundo, onde se observa uma espécie de crise de sentidos, valores e paradigmas, na maioria das vezes acompanhadas de muito sofrimento psíquico e uma série de decorrências danosas para a saúde mental e para a qualidade de vidas das pessoas, levando inclusive ao suicídio, cada vez mais frequente entre jovens, idosos, indígenas, profissionais de saúde e até mesmo entre líderes religiosos. De fato, não tem faltado reflexões psicossociais que apontam o mundo contemporâneo como sendo marcado pela tendência imediatista, consumista, acelerada, globalizante e, por decorrência, esvaziadora de sentidos existenciais. Como os conhecimentos científicos no campo da Psicologia da Religião podem contribuir para compreender, lidar com e transformar esta realidade? Esta pergunta mobilizou os integrantes do GT a pensar numa proposta de um evento que leve ao aprofundamento deste questionamento, ao compartilhamento de respostas fundadas em pesquisas tradicionais e contemporâneas, desenvolvidas no Brasil e no mundo, como também à promoção de novas pesquisas que propiciem mais esclarecimentos sobre temáticas relacionadas.  Deste modo, buscando integrar as competências dos pesquisadores integrantes do próprio GT Psicologia & Religião, de integrantes de outros grupos de trabalho que possam contribuir nesta direção, como também de expertises ligados a outros centros de pesquisas estrangeiras, de reconhecimento internacional, desde o XVI Simpósio, em Brasília, seus integrantes têm buscando estruturar uma programação que contemplem uma série de aspectos relativos à temática maior em foco.

OBJETIVO

O Seminário tem por objetivo promover o intercâmbio entre os pesquisadores de várias universidades do país e do exterior em torno do tema proposto. Além disso, o evento constitui-se numa instância de promoção do diálogo interdisciplinar sobre o estudo da religião e da espiritualidade a partir da interface com a psicologia. A socialização das pesquisas e as discussões sobre a psicologia da religião em seus vários aspectos – pesquisa teoria, ensino e prática – tanto proporcionará a seus participantes conhecimento sobre o estado atual dessa área, quanto potencializará o envolvimento de jovens pesquisadores nesse campo de estudo.

ÁREAS TEMÁTICAS

Buscando integrar as competências dos pesquisadores integrantes do próprio GT de Psicologia & Religião, de integrantes de outros grupos de trabalho que possam contribuir nesta direção, como também de expertises ligados a outros centros de pesquisas internacionais, o Seminário propõe uma programação estruturada de forma a contemplar uma série de áreas temáticas relacionadas à temática maior em foco, quais sejam:

1.   Sentido da vida, morte e suicídio numa perspectiva psicológica;

2.   Imigração, saúde mental e religiosidade: aspectos psicológicos;

3.   Especificidade do sofrimento psíquico dos líderes religiosos no mundo contemporâneo;

4.   Laicidade, religiosidade e formação profissional em psicologia;

5.   Sentido da vida e atuação do psicólogo no contexto contemporâneo;

6.   Ética e atuação em psicologia no lidar com a religiosidade;

7.   Psicologia, religiosidade e política na atualidade;

8.   Espiritualidade, religiosidade e sentido da vida no mundo contemporâneo.

Na programação do evento, estas áreas temáticas serão desenvolvidas por meio de diversas atividades – conferências, mesas redondas, debates, apresentações livres e apresentações de pôsteres, de modo a possibilitar significativo compartilhamento entre pesquisadores, nacionais e internacionais, estudantes, profissionais da psicologia e áreas afins, além da presença de representantes de diversas outras instituições e membros da comunidade interessados nas temáticas desenvolvidas.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área da saúde, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e público em geral.

 

DATA E LOCAL

O Seminário será realizado dos dias 

11 a 14 de novembro de 2019, 

no Centro de Eventos do Pantanal 

Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n

Jardim Santa Marta, Cuiabá-MT, 78043-903, Brasil.

CARGA HORÁRIA E CERTIFICADOS

 

Carga horária: 40 horas.

Certificado de participação: Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Certificados de apresentação de trabalhos: Será fornecido certificado a todos os que inscreverem trabalhos e apresentarem nos formatos de comunicação oral e pôster. Na inscrição do trabalho é possível incluir todos os nomes dos autores do trabalho (sem limite).

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias (FACC-MT)

Profa. Dra. Marta Helena de Freitas (UCB) 

Prof. Dr. Wellington Zangari (USP-SP)

Prof. Dr. Tony Moreira (FACC-MT)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Geraldo José de Paiva (USP-SP) (Presidente)

Profa. Dra. Mary Rute Esperandio (PUC-PR)

Profa. Dra. Marta Helena de Freitas (UCB)

Prof. Dr. Rosimar José de Lima Dias (FACC-MT)

Prof. Dr. Thiago Antonio Avellar de Aquino (UFPB)

Prof. Dr. Wellington Zangari (USP-SP)

Apoio:

Realização:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now